quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Escritores divulgam produção literária iguaçuense em Festival Literário de São José dos Pinhais


Nesta sexta-feira, 11, às 16h, a Academia de Letras do Extremo Oeste, presidida pelo escritor Nilton Bobato, conduzirá uma das mesas que integram a Programação do Festival Literário de São José dos Pinhais (Flijo), que acontece de 03 a 13 de novembro. A ideia é divulgar a literatura da fronteira, trocar experiências com os participantes e finalizar com um sarau composto por poesias da região. Participarão do encontro, o escritor Nilton Bobato, a poetiza Jeane Hanauer, a escritora de literatura infantil, Ângela Tischner e os romancistas Tenn Simioni e Marinez Rafagnin. O escritor Nilton Bobato, nesse mesmo dia, lançará seu livro de contos “Prosa de Estrada”. O Festival de São José dos Pinhais, a exemplo do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, tem em sua programação, literatura de cordel, lançamento de livros, mesas redondas e apresentações musicais, contação de histórias, bate-papos e palestras.
O escritor Nilton Bobato, que também representa o Conselho Nacional de Políticas Culturais, foi o mediador da mesa de debates sobre Políticas Públicas do Livro e Leitura, realizada nesta quarta-feira, 10, e integra a programação do Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (Flijo). O escritor dividiu a mesa de debates com o Diretor da Biblioteca Estadual do Paraná, Rogério Pereira e a representante do Ministério de Cultura e do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura, Maria Antonieta Antunes Cunha. Os agentes culturais promoveram o debate sobre o incentivo à leitura para um público composto por bibliotecários do Estado do Paraná.

*Marinez Rafagnin
Marinez Rafagnin, lançou em dezembro/2009 o romance Cais de Fogo, 304 pg, em Foz do Iguaçu – PR., e em agosto/2010 na Bienal do Livro em SP. No mesmo evento foi lançado a Antologia Encontro Pontual, na qual a escritora assina uma elogiável crônica, Trabalhos levados a público pela Editora Scortecci de SP, cujos resultados fizeram com que seus exemplares conquistassem mais de cinco estados brasileiros. Além desses, Marinez tem seu nome publicado em outros textos literários. Atualmente a escritora se dedica a seu próximo romance – O Resgate.     

*Jeane Hanauer
Jeane Hanauer é mestre em Letras pela UFRGS. Escritora, é  autora de "Lobos nos Telhados" (ed. do autor); "Flor e Cimento" (ed. Paricah) e "Cronópio Godot" (Secret. do Estado da Cultura/imprensa oficial). Palestrante na área de literatura e comunicação, é membro da Academia de Letras do Extremo-Oeste do Paraná e integrante do Núcleo de Dramaturgia SESI / Foz do Iguaçu.

*Nilton Bobato
Nilton Bobato, nasceu em 1967. Reside em Foz do Iguaçu, no Paraná, desde 1980. É professor de língua portuguesa. Atualmente (2009/2012) exerce o mandato de vereador pelo PCdoB, eleito com 2.185 votos. É membro do Colegiado Nacional do Livro, Leitura e Literatura e representante deste no Conselho Nacional de Políticas Culturais. É autor de Risos da Fronteira (poesias e contos – 2003), Prato Feito (poesias – 2003), Prosa de Sacada (contos – 2005), Sobremesa (poesias – 2008) e Um brinde a três amigos (2010). Em 2006, recebeu uma menção honrosa do Concurso Nacional de Poesias Helena Kolody, com o poema “O muro e o corpo”. Em 2007, foi o único brasileiro a integrar a antologia latino-americana de poesias “Poetas de Cara Al Siglo”, com autores de 9 países.

* Angela Tischner
Angela Tischner é licenciada em Ciências Biológicas, sempre trabalhou com educação ambiental, principalmente com o público infantil. É autora, junto com o escritor Marcelo Jordão, de “Vó, tem um tamanduá no meu sonho” .

* Tenn Simioni
Sergio "Tenn" Simioni, nasceu em São Paulo. Aos 21 anos decidiu deixar a grande metrópole, onde cursava faculdade de Direito, para se aventurar na Amazônia brasileira. Incursão que baseou o livro Fênix-Áton- A Terra, Os Homens, A Justiça, O Tempo, romance que aborda a questão da posse da terra no país e seus conflitos. 



Nenhum comentário: