quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cataratas e a Floresta Iguaçu

Um dos destaques do Salão Internacional do Livro deste ano será o lançamento do livro Cataratas e a Floresta Iguaçu. Trata-se de uma edição trilíngue (português, inglês e espanhol) que atenderá as necessidades do mercado turístico nos níveis nacional, regional e internacional e será distribuído no “Corredor Turístico “ do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e região das Três Fronteiras.
O autor, Alex P. Schorsch, é um velho conhecido da comunidade turística: foi o idealizador do Macuco Safari de Barco. Também residiu dentro do Parque Nacional por sete anos quando era um dos gerentes operacionais do Hotel das Cataratas. Durante trinta anos documentou a fauna, flora e as paisagens naturais da região. O livro é uma coletânea de algumas das suas melhores fotografias e retrata as florestas da região como um ecossistema homogêneo chamado de “Floresta Iguaçu”. Esse ecossistema é de uma importância ímpar para garantir a biodiversidade de uma vasta região incluindo partes do Brasil, Paraguai e Argentina. As fotografias do livro mostram as Cataratas, plantas, animais, insetos e pássaros desta floresta.
Os textos versam sobre as Cataratas e a floresta, incluem informação científica, histórica, e também abordam a educação ambiental. Como brinde para o leitor, o livro também inclui uma pequena coletânea de contos sobre a Floresta Iguaçu. Esses contos são recordações pessoais do autor e retratam, com muito humor, alguns segredos da floresta e as idiossincrasias das pessoas que a habitam.
Um dos objetivos do livro é incentivar as pessoas a visitarem o destino Iguaçu. A
nomeação “Floresta Iguaçu”, proposta na obra, é explicada pelo autor: “A floresta da região de Foz sempre fazia parte da Mata Atlântica. Hoje, Foz do Iguaçu é o centro da região com a maior floresta remanescente dessa mata. É justo então denominar esse conjunto de florestas como ‘A Floresta Iguaçu’. O livro é um apelo para que se proteja o que restou desse rico ecossistema”.
Alex também é autor do livro Unforgettable, publicado há dois anos por iniciativa do setor turístico para promover o destino de Foz do Iguaçu. Este material foi distribuído no mundo inteiro.
A publicação de Cataratas e a Floresta Iguaçu é uma realização da Terraqua Produções, que pretende lançar, em breve, várias novos produtos para o mercado turístico.
Na condição de editora assistente do livro, posso dizer que o perfeccionismo implacável do autor garantiu a qualidade desta edição. Foram longos meses de árduo trabalho, de pesquisa exaustiva e de inúmeras e minuciosas revisões.
Para mim, os ganhos passam pela quantidade de coisas aprendidas a respeito deste santuário, os mistérios que a floresta abriga e sobretudo, a experiência peculiar de revisar textos escritos por um americano. Este aspecto foi um “prato cheio” porque os elementos presentes nesta “mistura” de português e inglês me interessavam sobremaneira e tornaram o trabalho muito mais desafiador e instigante. Foi um privilégio.
Como tudo no universo é uma minuciosa conexão, creio que vale a pena mencionar o fato curioso de que morei, até os 6 anos, dentro do Parque Nacional, na comunidade Santo Alberto. Isso aumenta a satisfação de fazer parte da equipe que acreditou neste ousado projeto de editar um livro trilíngue.
Não temos dúvida de que todos se surpreenderão. E será um prazer merecido celebrar este lançamento no Salão Internacional do Livro. Já estamos em contagem regressiva.

Nenhum comentário: